4 áreas a ter em conta antes de seleccionar um fornecedor

Tem dúvidas no momento de seleccionar um fornecedor?

Uma análise ao risco financeiro dos fornecedores, um sistema de pré-qualificação que garanta que a documentação está atualizada e auditorias de fornecedores são algumas áreas que as empresas compradoras consideram nos processos de adjudicação.

Análise do risco financeiro dos fornecedores

As empresas compradoras devem supervisionar a qualidade dos dados financeiros proporcionados pelos fornecedores. Uma boa análise do risco financeiro dos fornecedores é atualmente fundamental no processo de qualificação.

Os fornecedores devem demonstrar possuir boa saúde financeira e justificar que estão em dia relativamente ao pagamento de impostos.

Pré-qualificação  de fornecedores

Os departamentos de compras não devem apenas prestar atenção à análise de risco financeiro dos fornecedores; também têm que  ter em conta outros documentos – tais como o último historial de saúde e segurança e certificados de seguro.

Se alguns destes documentos estiverem obsoletos ou incompletos, isto pode representar um risco para a cadeia de fornecimento. Por isso é importante contar com um sistema de pré-qualificação de fornecedores que proporcione ao departamento de compras a informação verdadeira e validada – necessária para a tomada de decisões responsável.

Gestão da sustentabilidade da cadeia de fornecimento: RSC

Nos últimos anos, a gestão da sustentabilidade na cadeia de fornecimento adquiriu um papel muito importante na maioria das empresas. A consequência de não contar com uma cadeia de fornecimento sustentável pode supor um risco para a reputação da empresa, assim como sanções, problemas legais e, inclusivamente, perda de clientes.

Por isso a gestão da sustentabilidade na cadeia de fornecimento faz com que os departamentos de compras levem muito em conta nas adjudicações alguns aspetos como as políticas de RSC dos fornecedores.

Auditorias de fornecedores

As auditorias de fornecedores converteram-se num fator fundamental, tanto para os processos de adjudicação como para melhorar aspetos críticos como o nível de segurança ou o controlo dos processos. Graças a elas as empresas compradoras têm a garantia de que os fornecedores cumprem os padrões mínimos exigidos pelos compradores e legislação.

 

Com o intuito de garantir um negócio proveitoso e o sucesso da sua execução a Global Traders está à sua disposição, contate-nos hoje mesmo para mais informações.