Canadá e Europa: novas oportunidades

O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com uma economia sólida e aberta ao exterior, que mantém com Portugal relações históricas de amizade e de cooperação.

Considerado pela Bloomberg como o segundo melhor país do mundo para negócios, o Canadá oferece inúmeras oportunidades às empresas portuguesas quer ao nível da exportação, quer em termos de potencial para investimentos em sectores industriais de ponta ou noutros mais tradicionais, como o agro-alimentar, mas também nas TIC e nos serviços.

 

A IMPORTÂNCIA DO CANADÁ PARA AS NOSSAS EXPORTAÇÕES

>POR JOSÉ FERNANDO MOREIRA DA CUNHA, EMBAIXADOR DE PORTUGAL NO CANADÁ

O Canadá é um mercado tradicionalmente aberto, com um potencial extraordinário. É a 11ª maior economia mundial, com 35 milhões de consumidores que dispõem de um rendimento per capita quase duas vezes maior do que o de Portugal. Prevêem-se as próximas décadas de grande dinamismo, considerando a exploração dos recursos naturais (mineiros, agrícolas, florestais e energéticos) que são o grosso das exportações, principalmente para os EUA, o seu primeiro parceiro comercial. De referir que se espera que o aumento da extração de petróleo, a partir das areias betuminosas (oil sands), e de gás constituirá um fator excecional de alavancagem de toda a economia.

O SEGUNDO MELHOR PAÍS PARA NEGÓCIOS, SEGUNDO A BLOOMBERG (2014)

>POR RAUL TRAVADO, DIRECTOR DO ESCRITÓRIO DA AICEP NO CANADÁ

O Canadá é o segundo maior país do mundo em termos de extensão territorial. Tem actualmente uma população aproximada de 35,5 milhões de habitantes, com um PIB per capita estimado de 44.456 dólares (poder de paridade de compra). Em termos gerais é um país muito desenvolvido, organizado e com um elevado padrão de qualidade de vida. Com uma economia de grande dimensão, aberta ao comércio e investimento, assente em serviços, mas também com uma indústria forte e competitiva, abundantes recursos naturais e energéticos, e procurando cada vez maior diversificação de parceiros comerciais, nomeadamente pela celebração do Acordo CETA com a União Europeia, o Canadá é certamente um mercado de grande potencial a explorar para as empresas portuguesas.