Como a Automatização do Marketing aumenta as vendas

Reduzir tempos de resposta

Um estudo feito pela Harvard Business Review concluiu que um cliente potencial está 7 vezes mais propenso a comprar um produto ou serviço se lhe responder dentro do espaço de uma hora.

Automatização para eshops
Automatização para eshops (clique na imagem para aceder à nossa brochura)

O estudo demonstra que a maioria das empresas (63%) leva mais do que uma hora para responder às questões do potencial cliente.

Uma das maneiras mais fáceis de fazer valer o seu investimento em Inbound Marketing e automatização de processos é implementar um sistema para responder às leads no espaço de uma hora de contacto.

Exemplo:

  1. Um visitante entra num workflow (envio sequencial e inteligente de emails) após ter  preenchido um formulário no seu website (e após ter cumprido certos critérios de qualificação);
  2. A pessoa responsável (marketer, consultor, etc) da sua empresa é notificada imediatamente por email;
  3. Um outro email é enviado automaticamente para a lead, 15 minutos após ter estabelecido contacto, a convidar a pessoa para agendar uma conversa por telefone para discutir o projeto. Se for fim de semana, pode ser feito um ajuste para que o email seja enviado às 9 da manhã de segunda-feira.
  4. O “deal”, ou seja, a oportunidade de negócio é adicionada ao sistema de CRM.

Assim garante-se que todos os contactos feitos em dias úteis são acompanhados num espaço de quinze minutos.

Lead Nurturing

Uma lead fria pode ser aquecida para que possa vir a ser contactada e fechada mais facilmente.

Lead nurturing é o processo de educar e acompanhar as leads ao longo de um período de tempo, de forma a resolver as suas objeções, ganhar a confiança da pessoa e estimular desejo no seu produto ou serviço.

 

Quando uma lead entra no seu sistema, através de workflows já criados, é possível acompanhá-la ao enviar-lhe uma série programada de emails (ao longo do tempo), para que se sinta familiarizada com a sua marca e esteja recetiva para ser contactada, ou então, pedir, num desses emails, para agendar um contacto com a sua empresa.

Se a lead não estabelecer contacto, pode-lhe ser enviada uma segunda ronda de emails educacionais a lembrar para agendar contacto através de botões de call-to-action bem colocados nos emails.

Para produtos caros, ou serviços a atuar no ramo B2B, o lead nurturing é uma estratégia eficaz para melhorar as suas taxas de conversão de leads em clientes.