Porque deve apostar no Email Marketing

Com o email marketing consegue comunicar de uma forma altamente personalizada, direcionada e segmentada, com utilizadores que já demonstraram interesse. No fundo, sabe com está a comunicar, ao invés de outros meios em que são “disparadas” mensagens, como anúncios no Facebook, Google Ads ou publicações nas diferentes Redes Sociais, com o intuito de tentar alcançar o seu público.

Porque deve apostar no Email Marketing

Para além do email marketing permitir uma comunicação 1 para 1, com uma lista de contactos que concedeu consentimento prévio para tal e que demonstrou interesse no seu negócio (evite o spam), apresenta outras vantagens relevantes, nomeadamente:

  • Alcance & Envolvimento: Apesar de muitos propalarem que o email marketing “morreu”, não se deve negligenciar o facto de que cerca de 90% dos utilizadores da internet, acedem frequentemente ao email, o que confere a este meio um enorme potencial. Ao construir a sua base de contactos, ao longo do tempo, está a criar a possibilidade de comunicar com esses contactos, de forma frequente e qualificada, permitindo um elevado alcance e um nível de envolvimento interessante, à medida que cria um relacionamento, bem como a sua própria reputação e credibilidade junto desta audiência.
  • Segmentação: Há medida que está a criar a sua base de dados de email marketing, tem a possibilidade de segmentar, com base em diferentes critérios, e assim, criar conteúdos específicos com base nesse critérios (localidade, interesses, idade, produtos ou serviços pretendidos, etc.). Quanto melhor segmentada for a sua base de dados, mais direcionada e relevante será a comunicação com a sua audiência.
  • Personalização:Com o recurso a email marketing, poderá apostar numa comunicação mais pessoal e altamente personalizada. Isto porque, poderá recorrer à utilização de variáveis como o nome e o apelido, produto adquirido, região, ou outras, ao longo do email, com base nas informações obtidas, o que fará toda a diferença para quem abre o seu email. Isso, como é óbvio, irá aumentar as possibilidades de estabelecer um contacto mais próximo com as suas leads/clientes e aumentar a taxa de abertura das campanhas de email marketing.
  • Automação: Com uma estratégia de automação de email marketing aumentará a sua produtividade, pois conseguirá, com base nas diferentes opções de automação, assegurar que uma parte relevante do seu trabalho será desencadeada em piloto automático.  Terá a possibilidade de programar os seus emails, de forma a que os mesmos, sejam disparados de acordo com determinadas ações exercidas pelo utilizador. Por exemplo, numa Landing Page, após o utilizador submeter um formulário de contacto, recebe de imediato, no seu email, a confirmação de registo ou uma nota de boas vindas. Poderá ir ainda mais longe, e definir outro tipo de automatizações, com base nas ações realizadas com a abertura do email, por parte do utilizador.  A automatização do email marketing quando combinada com uma base de dados bem segmentada, contribuirá para um maior envolvimento.
  • Teste A/B:No Marketing Digital estamos constantemente a testar para melhorar as nossas estratégias, de forma a que estas sejam cada vez mais assertivas e eficazes. No Email Marketing é igual, sendo altamente relevante testar! Assim, poderá testar o assunto, o horário e o corpo de email, para ajustar a sua comunicação ao seu público.
  • Análise de Métricas e de ROI: Poderá analisar as diferentes métricas (ex. entrega, taxa de abertura, taxa de cliques, entre outras) de forma a melhorar as suas campanhas, bem como analisar qual o retorno que esta ação está a trazer ao seu negócio.
  • Aumento de vendas: Ao relacionar-se com a sua base de contactos de forma regular e estratégica, criando um relacionamento com a mesma através do envio de conteúdo relevante, as suas vendas aumentarão, certamente

Incomaker possui ferramentas digitais impressionantes

Para que possa começar a criar as suas campanhas de email marketing e ainda não tenha ativado nenhum serviço para o efeito sugerimos aderir ao Incomaker, plataforma de marketing digital, que permite não só a gestão da sua base de dados em conformidade com o RGPD, através de um CRM simples, mas igualmente gerir campanhas de email, redes sociais, analytics de website, entre outros. Destacamos uma automação poderosa, que segmenta os seus contactos orgânicamente, afinal hoje pode estar interessado num produto, mas se perdemos a venda, deveremos apresentar soluções para o produto que ainda não adquiriu.